domingo, 24 de julho de 2011

Confúcio - o verdadeiro sábio!

Confúcio é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse ou Kung-Fu-Tzu ( para os íntimos literalmente "Mestre Kong").
Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.

Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei.

A sua filosofia enfatizava a moralidade pessoal e governamental, a exatidão nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam destaque na China sobre outras doutrinas, como o Legalismo ou oTaoísmo durante a Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.).
O confucionismo foi introduzido na Europa pelo jesuíta italiano Matteo Ricci, que foi o primeiro a latinizar o nome como "Confúcio".
Fonte Wikipédia

“Confúcio se via apenas como um professor e, no máximo, reformador social,  sem querer formar uma religião ou mesmo uma doutrina com traços próximos ao de uma religião. Não se apresentava como um homem santo e nem especulava ou ensinava sobre os mistérios do universo.
Respeitava aquilo que ele chamava de "nível transcendente do mundo" e exigia que da mesma forma como é necessário uma ética para com os homens, assim deveria haver o mesmo respeito para com a divindade, mas não se aprofundava em discorrer sobre as relações do homem com o Divino, pois julgava que elas se tornariam mais puras à medida em que mais puras fosses as relações dos homens entre si.
Seu empenho pleno era o de que o homem agisse moralmente, de acordo com os ditames do coração e da razão, pois o indivíduo só se desenvolvem plenamente no meio do coletivo que o sustenta e o eleva ou rebaixa. Assim, pois, é controvertida a classificação do confucionismo como religião, no sentido convencional do termo.”
Leia mais... apanaceiaessencial.blogspot.com/2011/06/confucio


Confúcio na minha opinião era "O cara!".
Ele simplesmente sabia pensar, logo, sabia viver.
Você deve conhecer muitos dos pensamentos de Confúcio, mesmo sem saber que a autoria é do filósofo que possui pensamentos absolutamente geniais.
Aqui vão alguns pensamentos de Confúcio, na minha ordem particular de preferência, que podem ajudar tanto na sua produtividade quanto na maneira como você leva a vida.

“Eu escuto e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo.”

“De nada vale tentar ajudar aqueles que não ajudam a si mesmos.”

“O silêncio é um amigo que nunca trai.”

“Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.”

“O que você não quer para você mesmo, não faça aos outros.”

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”

"Se queres demonstrar como queres ser tratado, trata desta forma primeiro aos demais"

 “A vida é realmente simples. Nós é que insistimos em torná-la complicada.”

“Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?”

 “Se você atirar nas estrelas e acertar a lua, tudo bem. Mas você tem que atirar em algo. A maioria das pessoas nem sequer atira.”

“Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso.”

"Não te suponhas tão grande ao ponto de pensares ver os outros menores que ti".

"Lembre sempre que existes porque existiram outros antes de ti".


Obrigada pela visita.
Volte mais vezes. =D
Bjos Bruh!


"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido.” (Confúcio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://bruhfloripa.blogspot.com.br
Visite mais vezes e confira todas as postagens.
Obrigada pela visita e deixe sua dúvida aí na mensagem que eu
♥ Agradeço ♥ desde já sua participação.
By Bruh Floripa! =D

SACIE MINHA CURIOSIDADE, POR FAVOR RESPONDA... COMO VOCÊ CHEGOU ATÉ O BLOG DA BRUH?

Participe do Blog da Bruh! =D

Caso não abra a lista de Amigos da Bruh logo abaixo desse recado, por favor, tecle F5 para atualizar a página. Obrigada.

Que bom ter você aqui! Amigos do Blog da Bruh:

Para evitar aborrecimentos, pessoas de má fé e afins, é necessário fazer login usando uma conta que já tenha sido criada (Google, Orkut, Twitter, Yahoo) para participar do Blog da Bruh. Agradeço desde já sua compreensão. Fico imensamente feliz quando você comenta e diz que esteve por aqui.
Comentem à vontade em qualquer postagem!