quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Vasos com ervas frescas



Eu adoro plantas cheirosas! E quem não gosta, não é mesmo?

Abaixo, um conjunto de vasos que eu pintei, plantei e vendi.



Poejo
Utilização - Expectorante, contra a gripe, tosse crónica, calmante para o sistema nervoso, constipações, insônias, dores reumáticas, acidez do estômago, fermentação, enjoo, bronquite e asma. Usada para culinária, infusões e também para o fabrico de licor, principalmente em Portugal, no sul do país. Na Nova Inglaterra, é conhecido como folha da bíblia.

Hortelã
O chá de hortelã é indicado para tratamento de gripes e má digestão. O gargarejo alivia dores de garganta. Pode aliviar, também, picadas de insetos. Muito boa contra ânsia de vômitos. Ela ajuda a purificar o organismo, limpar o tubo digestivo, eliminar toxinas, diminuir a temperatura do fígado, acalmar e garantir uma boa noite de sono. 

Salsa
As folhas de todos os tipos de salsa são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se consumidas cruas, já que o cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos. As folhas frescas e tenras da salsa, simplesmente cortadas, são ideais para temperar pratos. A reprodução é feita por sementes, num local ensolarado e em solo que não seja demasiado compacto. Também pode ser cultivada em vasos fundos em uma janela ensolarada. O sumo da salsa fresca é rico em vitaminas e sua celulose ajuda o movimento intestinal, cada 100gramas de salsa contem 8.500 unidades de vitamina A e 172mg de vitamina C.

Cebolinha
A cebolinha, tanto crua como cozida, é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial a manteigas, queijos cremosos e patês. Pode decorar pratos prontos, antes de serem servidos. Contendo ferro e vitaminas diversas, a cebolinha é estimulante do apetite, além de auxiliar a digestão. Ajuda no combate à gripe e nas doenças das vias respiratórias.

Manjericão
O manjericão é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. É famoso no preparo de pratos al pesto típicos da cozinha italiana. As folhas do manjericão são muito delicadas. Procure acrescentá-lo ao prato cozido, no último instante. Suas folhas são conhecidas como um natural e suave sedativo para tratar de enjoos, vômitos e dor de estômago. Ajuda no tratamento de infecções de pele, em uso externo. É, também, usado como um repelente natural de insetos.

Arruda
Apesar de ter aplicação na medicina natural e até na preparação de bebidas, a arruda ficou famosa mesmo pelos seus "poderes" contra o mau-olhado e outras vibrações negativas. Não é fácil determinar quando surgiu a fama da arruda (Ruta graveolens) como erva protetora. O que se sabe é que em culturas muito antigas, são encontradas referências sobre seus poderes contra as "más vibrações" e seu uso na magia e religião. Na Grécia antiga, ela era usada para tratar diversas enfermidades, mas seu ponto forte era mesmo contra as forças do mal. Já as experientes mulheres romanas costumavam andar pelas ruas sempre carregando um ramo de arruda na mão - diziam que era para se defenderem contra doenças contagiosas mas, principalmente, para afastar todos os males que iam além do corpo físico (e aí se incluíam as feitiçarias, mau-olhado, sortilégios, etc.).
A Arruda é utilizada principalmente nas regras (menstruação), suprimidas bruscamente. Seu efeito é fortemente efetivo para provocar a menstruação. Durante a gravidez a arruda tem um efeito sobre o útero estimulando as fibras musculares, provocando-lhes a contração, ocasiona uma hemorragia grave, às vezes o aborto e ate a morte. O chá de Arruda é um ótimo calmante para os nervos. Quando aplicada em uma forte dose pode ser usada como mata piolhos assim como o pó das folhas secas serve para o mesmo fim. O mesmo chá de Arruda é bom para lavar feridas. As folhas frescas, machucadas, aplicadas sobre feridas velhas têm um ótimo efeito cicatrizante. FIQUE ATENTO: a Arruda é uma planta muito ativa, deve ser usada com muito CUIDADO quando for ingerida. Seu uso deve ser cuidadosamente administrado.

Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

2 comentários:

  1. Ai que liiiindos!
    Adooooro coisas coloridas assim... e certamente meus temperinhos seriam beeeem mais felizes em vasos assim... rsss...
    Ah... vim parar aqui através do blog "Vida no Campo Vida Feliz".
    um beijo e tenha uma excelente semana,
    RôGratão

    ResponderExcluir
  2. Tambem amo flores ou ervas em potes, tenho um pote com hortela que ta um sonho, sempre o uso, mas vem com forca que nao consigo usar mais do que cresce.
    Os seus vasinhos estao lindos.
    Bjs.....

    ResponderExcluir

http://bruhfloripa.blogspot.com.br
Visite mais vezes e confira todas as postagens.
Obrigada pela visita e deixe sua dúvida aí na mensagem que eu
♥ Agradeço ♥ desde já sua participação.
By Bruh Floripa! =D

SACIE MINHA CURIOSIDADE, POR FAVOR RESPONDA... COMO VOCÊ CHEGOU ATÉ O BLOG DA BRUH?

Participe do Blog da Bruh! =D

Caso não abra a lista de Amigos da Bruh logo abaixo desse recado, por favor, tecle F5 para atualizar a página. Obrigada.

Que bom ter você aqui! Amigos do Blog da Bruh:

Para evitar aborrecimentos, pessoas de má fé e afins, é necessário fazer login usando uma conta que já tenha sido criada (Google, Orkut, Twitter, Yahoo) para participar do Blog da Bruh. Agradeço desde já sua compreensão. Fico imensamente feliz quando você comenta e diz que esteve por aqui.
Comentem à vontade em qualquer postagem!