sexta-feira, 27 de julho de 2012

O que se deve fazer em JULHO

Olá pessoas! =D

Andei sumida, peço desculpas.

Julho, é mês de férias, da preguiça, de hibernar...
E com esse frio?... inverno, sabe como é... e quando chove?

Frio, cobertor, sopas, chás, vinhos, cobertor, frio...

Resumindo, pelo menos eu, entro em estado de dormência,
junto com minhas plantas e não sirvo nem pra pintar
de tantas câimbras e tremedeiras, fica tudo borrado...
As pernas beirando os 50 minutos sentada frente ao micro,
entram em estado de formigamento,
o cérebro em hibernação, os dedos dos pés e mãos congelam.

Eu não tenho uma "personal curica" para me ajudar,
então eu faço menos coisas mesmo, incluindo digitar.

Em julho, fazemos tudo o que está escrito no outro tópico já existente:


Porque, caros amigos, sabemos que inverno e julho,
é quase a mesma coisa.

Mas vamos fazer um resuminho básico
pra não deixar o mês passar em branco.

Então... o que devemos fazer em JULHO?

Além de comer mais para fugir do frio? =/

Segue algumas dicas logo abaixo:

CAMPOS & HORTAS

Dar seguimento à colheita da batata-inglesa ou batata-doce,
logo que atinja o devido grau de maturação.

Inutilizar a rama quando o combate ao escaravelho tenha sido feito
com caldas de arsénio ou outras que, pela toxicidade,
façam perigar a vida dos animais domésticos que a tenham consumido.

Adubar, em cobertura, milho, batata, feijão, melão e prados arti­ficiais,
nomeadamente os de luzerna que precisam de muita água.

Semear as últimas milharadas e os últimos nabos para forragem.

O tratamento contra o míldio e outras doenças e pragas
merece nesta época grandes cuidados, sobretudo no tomateiro.
Por isso, consultar os Serviços Regionais de Agricultura da sua zona
para que lhe sejam indicados os pesticidas mais adequados
ao combate às doenças e pragas referidas.

Aqui em casa, para combater a maioria das pragas
eu pulverizo calda de fumo de corda nas plantas.

Semear alfaces, espinafres, cenouras, nabos e rabanetes.

Podar as frutíferas que estiverem desfolhadas,
como o caqui, pêra, videira, amoreira, goiabeira e
todas as plantas que venham a dar flores e frutos na primavera e verão.

NO JARDIM

Azaléia
Enterrar os bolbos dos jacintos e tulipas.
Aparar as relvas que devem ser bastante regadas.

Cortar as rosas murchas que enfraquecem a roseira.
Época boa para podar roseiras e plantas em dormência,
dê preferência na lua nova, quando a seiva da planta está na raiz.

Pode as plantas e arbustos sem folhas, para fortalecer a próxima florada.

Azaléia
Florescem

Azaléias, Lupino, Lírio-da-Paz, algumas Orquídeas, Cymbidium,
Flor-de-sino, Begônia, Prímula, Azulzinha, Amor-perfeito, Angélica, Goivo, Tulipa.

Não pode plantas que estejam com botões ou flores.

Coloque para entrar em dormência forçada os bolbos de Açucena,
não dê mais água e guarde o vaso num lugar escondido, durante 60 a 90 dias,
replante ou abube, e volte a molhar pra surgir novas flores na primavera ou verão.

Sintam-se todos beijados, obrigada pela visita e participação.
Gostou? Deixa um recadinho. =D
Bjokas da Bruh! =*

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Leia mais:

- O que se deve fazer na Primavera (Em Breve);
- O que se deve fazer em Agosto (Em Breve);
- Influência da Lua na Natureza (Em Breve);
- O que se deve fazer na LUA CHEIA (Em Breve); 
- O que se deve fazer na LUA MINGUANTE (Em Breve);

*** Decoração da Festa Julina no Casa Velha

6 comentários:

  1. Olá comadre, adorei o seu estado de dormência eheheh, eu também fico assim no inverno, sorte a minha que agora aqui no hemisfério norte é verão, então estou a aproveitar ao máximo e a fazer tudo o que posso.
    Desejo-lhe um quentinho fim de semana.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi! Obrigada pela visita em meu blog e vim aqui conferir o teu cantinho. Cheguei e me aconcheguei :)
    Moro no sul do Rio G. do Sul e realmente tem feito muito friooooo que dá vontade da gente ficar só quietinha :)
    Amei teu cantinho. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah, acho que não consegui me adicionar no teu blog :(

    ResponderExcluir
  4. Eu te venho visitar
    Bruh Floripa
    Deves na minha palavra acreditar
    Eu te digo que és muito bonita!

    O que se deve em Julho fazer
    Comer a passear
    Devagar ou a correr
    E o amor nunca se abandonar!

    Tuas flores são muito lindas
    Eu lhes dou muito valor
    Te dou as boas vindas
    No rimablogeutedouumaflor.blogspot.com

    Se for possível visita e deixa um poema para mim!

    Desculpa as minha exigências.

    Bom fim de semana,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruh, quero dizer que amei seu cantinho, e já estou seguindo viu, conheci teu BLOG,através do blog da JULIANA CRUZ, vi seu comentário, que por sinal muito simpático e meu vontade de conhecer seu cantinho, ameiii, espero aprender suas dicas, e percebi que gosta de poesia, então lhe faço um convite para conhecer meus cantinhos... e espero que goste. Bem esse é meu cantinho, onde coloco minhas poesias http://nandamusicpoesia.blogspot.com.br/ E esse é meu cantinho de muita fé, http://fernandalouvorepalavra.blogspot.com.br/ Bjs!!! Fernanda Oliveira

    ResponderExcluir

http://bruhfloripa.blogspot.com.br
Visite mais vezes e confira todas as postagens.
Obrigada pela visita e deixe sua dúvida aí na mensagem que eu
♥ Agradeço ♥ desde já sua participação.
By Bruh Floripa! =D

SACIE MINHA CURIOSIDADE, POR FAVOR RESPONDA... COMO VOCÊ CHEGOU ATÉ O BLOG DA BRUH?

Participe do Blog da Bruh! =D

Caso não abra a lista de Amigos da Bruh logo abaixo desse recado, por favor, tecle F5 para atualizar a página. Obrigada.

Que bom ter você aqui! Amigos do Blog da Bruh:

Para evitar aborrecimentos, pessoas de má fé e afins, é necessário fazer login usando uma conta que já tenha sido criada (Google, Orkut, Twitter, Yahoo) para participar do Blog da Bruh. Agradeço desde já sua compreensão. Fico imensamente feliz quando você comenta e diz que esteve por aqui.
Comentem à vontade em qualquer postagem!