quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O que se deve fazer em SETEMBRO

A primavera está chegando!
Que bom, até que enfim. \õ/
Adoro calor, sol, praia, piscina, mais calor e ver minhas flores rebrotarem.
Hora de iniciar os trabalhos para seu jardim e suas plantas de vasos ficarem lindas durante todo esse período até o final do verão.


Lírio do Campo Laranja

No final do mês inicia-se a primavera, com isso, acontece a rebrota de inúmeras espécies, que estavam adormecidas no período do inverno, inclusive as plantas de bulbo como as Amaryllis (Açucenas), os Lírios de todos os tipos e etc.

Amaryllis Red White do Empório da Bruh

Você já deve ter ouvido o ditado:
“A grama do vizinho é sempre mais verde.”
Para isso não acontecer, lembre-se de abubar
também os gramados na mesma dosagem indicada para o inverno,
para que no verão, seu gramado esteja mais bonito que o do vizinho.
Confira as dicas no tópico:

Faça todo tipo de manutenção e limpeza como aberturas dos drenos, adubações, estrumações, gradagens, lavouras, limpezas de valas, rolagens, sachas, etc., pois com a chegada da primavera no final do mês e das chuvas, as plantas irão iniciar seu processo de brota, rebrota e crescimento.

Separe as impurezas e as partes inúteis das plantas, corte os galhos secos, arranque as ervas daninhas que nascem entre as plantas e gramados, pois estas roubam os nutrientes deixando suas plantinhas enfraquecidas.

Instale os tutores para as plantas que necessitam
de apoio para crescerem fortes e bonitas.

Excelente período para plantar árvores de todos os tipos, incluindo as frutíferas.

CAMPOS e HORTAS


Bom momento para plantar batata, batata-doce,
feijão, mandioca, maracujá e milho.

Após as primeiras águas semear cizirão, serradela, etc., que são usadas como forragem e adubo verde.

Preparar as terras para as sementeiras e plantações da primavera-verão,
colocando adubos e estrumes.

Plantar ou semear:

Couve Brócolis
Abóbora, abobrinha, agrião, aipo, alface de todos os tipos, alho, berinjela, brócolis, cebola, cenoura, chicória, coentro, couve-flor, couves diversas, ervilha, favas, feijão de vagem, jiló, maracujá, maxixe, morango, mostarda, nabo, pepino, pimenta, pimentão, poejo, rabanete, salsa, salsinha, segurelha, tomate.

Couve Manteiga

JARDIM


Bom momento para podar raízes velhas e mortas que ocupam espaço
dentro dos vasos, transplantar e adubar os canteiros.

A maioria das plantas sai do estágio de "hibernação" ou "dormência"
que se inicia no outono e inverno e começam a brotar, rebrotar e florescer.

São várias as plantas que florescem a partir da primavera
e que ficam floridas até o verão.

Enterrar os bolbos das Amaryllis (Açucenas), Copo-de-leite,
Jacintos, Lírios de todos os tipos, Narcisos e Tulipas.

Florescem:

Amaryllis (açucenas), Azaléias;
Leia mais sobre:
Amaryllis, Açucena, Flor da Imperatriz, Amarilis

Amaryllis ou Açucenas do Empório da Bruh
Balsaminas, Baunilha-de-peru, Begônias, Beijo-de-frade, Boca-de-leão, Boninha, Borboletas, Bromélia, Brugmancias;

Brugmancias ou Trombeta ou Saia Branca
Calceolária, Caliandra, Campainhas, Campanulas, Capuchinhas, Centáureas, Chamas, Chapéu-de-Napoleão, Cobéia, Columbinas, Cosmos, Cravinas, Cravos, Cravo-de-defunto, Crisântemo, Crista-de-galo;

Dálias, Damas-entre-verdes, Dendróbios;

Azaléias rosa-pink e Orquídeas Dendrobrium
Escovinha, Esporinhas, Esponjinha, Estrela-do-norte, Estrelizia;
Freesias, Frésia;
Gardênia, Gérbera, Gipsófila, Grevilha arbustiva;
Heliotrópio, Hemerocalis, Hibiscos, Hortências;

Hibisco
Ipê-amarelo, Ixias;
Jasmim-do-cabo, Jasmim-dos-poetas, Jasmim-estrela, Jurujubas;
Kalanchoes;

Kalanchoes do Empório da Bruh
Laços-espanhóis, Lírios, Lisianthus;
Malmequer, Margaridas, Miosótis;
Narciso;
Onze-horas, Orquídeas;
Palma-de-santa-rita, Papoulas, Petúnia;
Quaresmeiras;
Rabo-de-raposa, Rainha-margarida, Rainúnculos, Rosas;

Roseira em vasos, tem no Empório da Bruh
Saudades, Sempre-vivas, Sibipiruna;
Tremoço-de-cheiro, Tremoço-perene;
Verbenas, Violetas;
Zínias.

♥ ♥ ♥

Se eu esqueci alguma plantinha,
deixe seu comentário e ajude a enriquecer as dicas do Blog da Bruh.

Obrigada por me visitar, mas não sei adivinhar,
deixe seu comentário se puder,
isso vai me ajudar a saber quem você é.
Se você não tem uma conta para contato,
use o anonimato,
após digitar seu recadinho,
escolha anômino e assine com carinho
dizendo na mensagem seu nome e "donde és" no fim.
Comentar por aqui, é simples assim. =)
Sintam-se todos beijados,
agradeço todos os recados.
Comadre Bruh. =*

19 comentários:

  1. Oi, Bruh!
    Setembro inspira esperança... Por aqui já temos amarilis floridos e flores nas árvores frutíferas, vamos iniciar uma horta tb..
    bjs adorei as fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amadinha! =*
      As fotos são todas tiradas por mim, ainda compro uma máquina bacana e viro fotógrafa de vez, porque eu adoro tirar fotos.
      As couves são da minha horta, às vezes, fico até com pena de colher pra comer... rs.
      E alguns bulbos de Amaryllis eu já guardei na gaveta de frutas da geladeira, pra que elas durmam mais um pouquinho, quero flores no natal.
      Bjokas da comadre Bruh! =*

      Excluir
  2. Bruh !!! Muito legal achei muito lindas as fotos ... também gosto de flores ...com carinho Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  3. Lindas flores e fotos e trabalhar com elas é lindo, em setembro e sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Olá! Amei o seu blog e a sua visita no Pintando o sete com a vida! Amei sua energia! Eu senti sua alegria através da visita e da postagem! Amo flores e a natureza! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Bruh, também adoro comentários! Acho que cheguei aqui através de um cartão de visita que você me deixou, mesmo assim gostaria de ter recebido um comentário no post. Afinal eu falava com e sobre leitores.
    Tenho certeza que isso não implica nós nos visitemos de vez em quando.
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Estimada, Bruh.
    Revelo-te, a minha alegria e o meu contentamento, por ter deixado no meu blogue, um comentário. Hum..., só para fazer sabre, estou seguindo-te no blogue
    Força, sorte e Saúde.
    Muito certamente, estaremos por aqui lendo-te.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. ___ \\\\\|//
    ____( @ @ )
    ooO__(_)__Ooo___Oi Bruh____________________
    ___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|
    Vim aqui retribuir e agradecer a visita!!!
    Achei lindinho seu comentário!! Não resisti.. tive que copiar aqui para retribuir!!
    Estou te seguindo!!!

    Beijinhos

    Desi*
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruh, tudo bem?
    Adoramos seu blog e gostaríamos de parabeniza-la pela dedicação.
    Beijos,
    Fernanda e Andrea
    Obs: Se quiser nos visitar é só aparecer no www.casanostra-cn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Menina do Ceu rsrs vim aqui achando que ia achar artesanato e me deparei com essas maravilhas rsrs amei seu blog ,tenho muita vontade de cultivar rosas em vaso ,porque ja tive muitas quando tinha espaço no chão ,mas agora não tenho mais então só em vasos ,mas não consigo faze-la florir si uma flor muio fraca e no outro dia ja cai , se tiver alguma dica agradeço , fim pagar a visita e olha só ja estou me aproveitando rsrsrs ,bjs amei sua visita .

    ResponderExcluir
  10. Xuxu vi seu comentario no blog da Mila e resolvi aparecer para conhecer e ameiii, já virei seguidora gostei muito das suas dicas...

    Se poder me faça uma visitinha e se gostar me siga tbm...


    blogdabianecristina.blogspot.com.br


    bjks

    ResponderExcluir
  11. Olá, vim agradecer sua visita e dizer que amei o post sobre as plantinhas. Adoro!
    Já comecei a cuidar das minhas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ola Bruh!
    Obrigada pela visita e pelo comentario criativo.
    Volte sempre adoro ter visitas .
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá aceitei o convite, fiquei encantada com seu cantinho, adoro a natureza,( bichos plantas), gostei muito


    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelo carinho de sua visita e aceitei o convite para te visitar. AMEI TUDO. Adoro plantas, e flores.
    Já te seguindo e fique a vontade para me seguir também se for de sua vontade.
    Bjs e excelente domingo.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pelo carinho de sua visita e aceitei o convite para te visitar. AMEI TUDO. Adoro plantas, e flores.
    Já te seguindo e fique a vontade para me seguir também se for de sua vontade.
    Bjs e excelente domingo.

    ResponderExcluir
  16. Muy buena entrada con valioso asesoramiento para esta época del año- Bello blog. Me ha encantado. Un abrazo

    ResponderExcluir
  17. Dicas preciosas, o meu gramado esta feio, vou comprar hoje o adubo e colocar. Vai chover a semana já ajudar a penetrar no solo.
    Meu pai que me avisava quando estava na hora de plantar ou semear alguma coisa.
    Bjos linda e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoas!!
    Adorei a visita de todos e estou revisitando cada um.
    Muito obrigada pela participação e pelo carinho.
    Sintam-se todos beijados!
    Comadre Bruh. =*

    ResponderExcluir

http://bruhfloripa.blogspot.com.br
Visite mais vezes e confira todas as postagens.
Obrigada pela visita e deixe sua dúvida aí na mensagem que eu
♥ Agradeço ♥ desde já sua participação.
By Bruh Floripa! =D

SACIE MINHA CURIOSIDADE, POR FAVOR RESPONDA... COMO VOCÊ CHEGOU ATÉ O BLOG DA BRUH?

Participe do Blog da Bruh! =D

Caso não abra a lista de Amigos da Bruh logo abaixo desse recado, por favor, tecle F5 para atualizar a página. Obrigada.

Que bom ter você aqui! Amigos do Blog da Bruh:

Para evitar aborrecimentos, pessoas de má fé e afins, é necessário fazer login usando uma conta que já tenha sido criada (Google, Orkut, Twitter, Yahoo) para participar do Blog da Bruh. Agradeço desde já sua compreensão. Fico imensamente feliz quando você comenta e diz que esteve por aqui.
Comentem à vontade em qualquer postagem!